sábado, 12 de fevereiro de 2011

A tecnologia, os flagelos sociais e o discurso tecnicista

Charge 02

Charge 02


 
Charge 03
A tecnologia por si só pode ser a solução de vários flagelos sociais? Analise as charges acima e trace uma relação do discurso tecnicista com a perda de significado pedagógico das TICs quando aplicadas sem critérios.

24 comentários:

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  2. Nao, a tecnologia por si so nao é a solucao dos flagelos sociais. Boa parte da populacao brasileira ainda nao tem acesso a uma serie de recursos básicos, como alimentacao, moradia, saneamento basico, energia eletrica e saúde, dentre outros. Para que a tecnologia tenha significado pedagogico para essa grande parcela da populacao, é preciso que se ofereça tais recursos, e assim ocorrera uma maior aproximacao da populacao com a tecnologia, que podera entao ter utilidade pedagogica. Em uma familia de baixa renda, em que os filhos estudam sem ter condicoes de comprar nem cadernos e lapis, fica dificil utilizar um computador, por exemplo, para mediar a producao de conhecimento dessas crianças.

    Mara Lina e Walma Rabelo

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  3. BOM DIA JULIANO,
    PARA OS FLAGELOS SOCIAIS É POSSÍVEL QUE NÃO, ATÉ PORQUE A SOCIEDADE AINDA É IMATURA EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO QUE ELA PODE PROPOR, MAS ACREDITO EM AFIRMATIVA NA CONDIÇÃO DE SER UM UM PASSO QUE ESTAMOS DANDO E QUE NATURALMENTE ELA VAI SE PERCEBENDO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO NESSE CONTEXTO.

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  4. Charge 02
    Oferecer a tecnologia por si só não resolve o problema,
    Não adianta oferecer tecnologias pra determinadas pessoas(classes sociais), se a realidade delas não acompanha esse desenvolvimento,
    O governo antes de fornecer aparatos tecnológicos a população deveria oferecer condições para o uso dos mesmos. E garantir que essas pessoas troquem informações e principalmente promovam conhecimento interpessoal.
    Pois o governo visa um crescimento quantitativo e não qualitativo. Mas por qual motivo o governo faz isso?
    Não seria pela falta de conhecimento da população para fazer uma analise critica da situação. Por que a população não possui capacidade para fazer esta analise?
    Smaily Oliveira
    José Rocha

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  5. A tecnologia por si só não pode ser a solução de varios dos flagelos sociais. As Tecnologias da Informação e Comunicação devem ser implementadas na educação, mas de nada vão adiantar se a metodologia do docente não acompanhar esse desenvolvimento. Na primeira charge podemos ver bem isso, o rapaz tem todos os recursos disponíveis, varios giga de memória, mas não consegue aproveitar tudo, não consegue ter um pensamento critico, uma ideia construtiva, mostrando que nada adianta ter os recursos se não consegue usa-los de maneira eficiente. Na segunda, o garoto chega com um notebook e a familia, com cara de espanto, com certeza não sabe a utilidade dessa tecnologia. Os pais e os -vários- irmãos tem outras prioridades no momento, as básicas. Na ultima, vemos que houve uma mudança na forma de educar, com a utilização das TIC, mas se o professor continua com o mesmo método de ensino não vai funcionar, uma vez que o objetivo desses recursos é facilitar a aprendizagem, envolvendo os alunos, levando-os a pensar sobre o assunto, relacionando com suas realidades.

    Ludmilla Cintra e Ludmilla Rabelo

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  6. Com certeza a tecnologia por sí só jamais conseguirá solucionar flagelos sociais, se faz necessário desenvolver metodologias que alcançem
    a compreensão de quem a utiliza.
    O discurso tecnicista sem a devida interpretação acaba afastando a aprendizagem e trazendo desinteresse aqueles que outrora buscavam alcançar a verdadeira cognição do assunto em tela.

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  7. Não.A máquina consegue armazenar qualquer tipo de informação,muitas vezes esquecemos que podemos armazenar em nosso cérebro as informações que quisermos.É um processo coletivo em que um precisa do outro, tanto a máquina como o homem.O meio precisa de uma interação maior com a máquina, levando em consideração o ambiente social de cada indivíduo.

    Andrielle e Valéria

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  8. Não, a tecnologia por si só não soluciona os problemas e flagelos sociais. Para que ela tenha significa pedagógico e possa ser utilizada para a construção do conhecimento é necessário que as pessoas que a utilização tenham um minimo de conhecimento sobre as TICs. Grande parte da população brasileira não possui conhecimentos sobre tecnologia e isso dificulta a aprendizagem. Diante de tantas tecnologias o significado pedagógico perde espaço, sendo utilizadas de forma inadequada. Kelen Garcia e Ednamar Prado.

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  9. Aline e Wendel.

    Não.A Tecnologia por si só não altera em nada a sociedade uma vez que nem sempre todas as pessoas tem condições de usá-las ou não estão preparadas para essa adaptação.
    O uso desenfreado das TICs na educação sem preparo, sem objetivo, ocasiona na maioria das vezes, perda do contato pessoal, desvio dos valores da educação e o que é pior afastamento total de quem não tem facilidades do uso das TICs.
    Dosar o uso das TICs, deve ser necessário, pois as pessoas poderão acabar estagnadas em seu conhecimento, achando que tudo pode ser resolvido apenas com as TICs.

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  10. A tecnologia por si so nao e solucao para os flagelos sociais, uma vez que,sabe-se que a grande maioria da populacao nao e alfabetizada digitalmente, nem mesmo educacionamente.Ha uma deconexao entre realidade social e digital. Cabe as autoridades um amparo em todos os esferas da sociedade, de maneira que ocorra a inclusao em todos os aspectos.Ana Claudia e Eni Borges.

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  11. A tecnologia por si só nao irá resolver os problemas crônicos sociais em uma sociedade altamente desigual. A tecnologia é um instrumento que auxilia o professor nas suas mediações cognitivas.

    Rosângela e Heliene

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  12. Não.
    As TICs utilizadas sem critérios, sem direcionamento, acaba se tornando algo desnecessário, sem conteúdo. Pois um instrumento tão rico em saberes como a internet, sendo utilizada sem uma mediação, acaba perdendo sua potencialidade de produção de conhecimento.

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  13. Não. As tecnologias além de não serem a solução de flagelos sociais os evidenciam .As tics quando usadas sem critérios seja usando apenas como meio de diversões ou sem terem o conhecimento necessário para usufruir dessas tecnologias acabam impedindo o crescimento de cada usuário e assim os meios flagelados tem de forma distorcida acesso a essas tecnologias negligenciando assim o aprender.

    Vera Lucia e Carla Adriana.

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  14. Valmir e Simone.

    A tecnologia por si só não pode ser a solução de vários flagelos sociais, eis que, a tecnologia sempre acontece, cabendo a educação se adaptar.
    Portanto, a tecnologia por si só não será a solução dos vários flagelos sociais, enquanto, não houver uma efetiva distribuição de renda, e uma verdadeira revolução na área educacional, com maciços investimentos e conscientização. Não se pode olvidar, que em um país com tantas diversidades culturais e sociais, onde várias famílias, vivem abaixo da linha da pobreza, é irrelevante, a tecnologia ser de última geração, pois, o que interessa para este cidadão é ter dignidade para sustentar a si e a sua família. Logo, o cidadão que não tem o mínimo para sobreviver, sempre vai encarar a tecnologia, como algo ficcional, e não como algo que lhe possa trazer benefícios para sair a situação que se encontra.
    No caso em apreço, a primeira charge, retrata a situação de uma individuo que tem acesso a várias tecnologias, contudo, não tem condições intelectuais, para entender como este conjunto de tecnologias, pode agregar valores a sua vida.
    No tocante a segunda charge, retrata a disparidade entre a tecnologia e o aluno que não tem o minimo para sobreviver. Embora seja importante, educar nossas crianças, oportunizando o acesso as várias tecnologias, isso não terá nenhum sentido, quando está criança não tem as minimas condições financeiras de sobrevivência e de usufruir plenamente desta tecnologia. Referida charge, demonstra o fosso existente entre as novas tecnologias e as pessoas de baixa renda.
    Na terceira charge, observa-se o uso exagerado da tecnologia, pois, afasta o convívio das pessoas e desvirtua a finalidade de sua criação na área educacional, qual seja, auxiliar na aprendizagem. Portanto, no caso desta charge, implica dizer que não haverá troca de informações, ou seja, o professor atuará como mero reprodutor de conteúdo e os alunos meros receptores. Logo, neste caso, a tecnologia não será usada para um desenvolvimento significativo.

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  15. Em tempos atuais, nos quais a tecnologia tem ocupado um espaço cada vez mais privilegiado entre as pessoas e se tornado o centro de suas vidas, ironicamente também tem contribuído para a exclusão destas mesmas pessoas seja do mercado de trabalho, da convivência real/social ou mesmo das possibilidades que essas tecnologias trariam para as pessoas. Engraçado, não é mesmo? Ao mesmo tempo que as tecnologias incluem sujeitos, também os excluem. Na verdade, a situação posta é que as tecnologias por si só jamais poderiam resolver os problemas sociais com os quais convivemos, a menos que elas viessem acompanhadas de políticas públicas, ou ainda educacionais (de acordo com a situação posta. As TICs utilizadas em um ambiente educacional sem critérios de aplicação apropriados para desenvolver sujeitos críticos e participativos apenas reproduzem o sistema, são mais um instrumento que não é capaz de tornar o sujeito o centro da cena em questão e perdem seu significado, uma vez que não contribuem com o processo de mediação e construção do saber.

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  16. A tecnologia isolada, dissociada de metodologias educacionais, de processos e princípios pedagógicos não possibilitará nenhuma transformação significante no que se refere à produção de conhecimento, e à emancipação social. A tecnologia em detrimento das TICs só contribuirá enquanto novo conceito de pedagogização quando não forem dissociados a Forma (os aparatos tecnológicos e novos procedimentos) e o Conteúdo (formação pedagógica, orientação tecnológica, informática), contrário de como é figurado nas charges citadas.

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  17. Como disse Mário Sérgio Cortella " com tantas tecnologias se ganha mais tempo, mas... tempo pra quê?" as tecnologias usadas sem propósito, necessidade ou conhecimento levam a isso, um tempo (e tecnologia) sem propósito, necessidade ou de valor real.

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  18. Lembro-me das últimas eleições para o governo do estado de Goiás, quando um dos candidatos prometia um computador para cada aluno da rede estadual. Seria cômico se não fosse trágico. Como poderia um computador contribuir para o aprendizado significativo dos alunos de uma escola caindo as pedaços, com professores mal preparados e mal remunerados em um bairro dominado pela violência? Respondo: não era para melhorar o aprendizado, era apenas para ganhar votos.

    As tics são ferramentas importantíssimas no processo de ensino/aprendizagem, porém elas não podem ser desvinculadas de uma boa estrutura física, professores bem preparados e valorizados e segurança entres outras necessidades básicas.

    Pensar que apenas tecnologia resolve os problemas da educação, na minha opinião, é pensamento de quem não entende ou não se interessa pelo assunto.

    Aparecida Soares

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  19. Não.pois para se analisar o uso da tecnologia deve-se também analisar as condições sociais vividas pela pessoa, e em um País onde se falta vaga nas escolas públicas onde crianças vão para a escola somente para ganharem lanche pois não tem o que comer dentro de casa, onde os pais matriculam seus filhos apenas com o objetivo de receberem bolsas do Governo, fica extremamente impossível enxergar a tecnologia como solução para os problemas sociais.

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  20. Você dizer que agora com a chegada das novas tecnologias vai solucionar os flagelos sociais é uma tremenda ilusão, até porque para haver mudança precisamos desenvolver técnicas de metodologia de ensino que possa realmente atingir a interação aluno/professor e a tecnologia utilizada no momento.A educação no Brasil não tem estrutura para propor esse desenvolvimento para o corpo dicente, mais estamos no caminho certo.
    Fabiano

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  21. Para as TIC's se tornar fundamental no ensino escolar é necessário o apoio da sociedade ao novo sistema educativo. Uma vez que não é possível ignorar mais as mídias, como portadoras de conteúdo. Portanto capacitar professores e alunos para utilizar essas novas ferramentas é indispensável para a solução de vários flagelos sociais.

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  22. O crescimento significativo das TICs não siginifica o acesso direto às informações e o aumento de conhecimento pelos sujeitos. A presença da tecnologia na escola não garante mudanças na prática pedagógica, na qualidade de ensino-aprendizagem, na construção da cidadania e da formação dos sujeitos. A escola está passando por um processo de reflexão de suas estruturas e valores de um ambiente educacional tradicionalmente liner para um ambiente promotor da liberdade de pensamento, de questinoamentos e autonomia. Assim a mediação do professor sobre as TICs possibilita a reflexão crítica das mesmas e compreensão do fenômeno da tecnologia e de sua relação com a sociedade e a educação.

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  23. Segundo Sposati (2009, o conceito de vulnerabilidade social relacionam-se riscos sociais e às condições de sua ocorrência. Neste sentido, quando maior a vulnerabilidade social, maior a probabilidade de se estar sujeito a riscos sociais. Acredito que o crescimento tecnológico e o uso desta contribui para processo de ensino/aprendizagem, mas o professor é a figura principal na condução e recondução do aluno a escola, cabe a ele a buscar formas de utilização das TICs em sala de aula.

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